OBESIDADE: UMA BREVE REFLEXÃO HISTÓRICA DAS MUDANÇAS SOCIAIS E CULTURAIS NO PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO
Palavras-chave:
Obesidade. História e Sociedade. Estigmatização.Resumo
A obesidade, enquanto conceito transformou-se ao longo da história da sociedade. Num determinado momento era atribuído um valor estético, sendo aceita socialmente. Atualmente, sob a perspectiva da saúde o indivíduo obeso passa a ser culpabilizado pela sua situação, sendo estigmatizada socialmente. Desta forma, pontuar os aspectos ocorridos ao longo da história que levaram as mudanças sociais e culturais são relevantes para observar o desenvolvimento do processo de construção da estigmatização da obesidade. A reflexão com relação ao estigmatização da obesidade inicia-se na Idade Média, momento histórico que a obesidade era aceita, mas desaprovada pela igreja e aristocracia, passando pelo Renascimento onde os grandes pintores retratavam mulheres, sugerindo um padrão de beleza feminino pautado nas formas arredondadas. Mas com o processo de industrialização, reconhecimento da nutrição como importante área do conhecimento, contribuições da moda no referencial de estética magro iniciou-se o processo de estigmatização da obesidade. Em especial na sociedade brasileira observou-se momentos importantes que contribuíram para o processo de estigmatização, como: o rápido êxodo rural, a instituição do salário mínimo em 1940, a intensificação do processo de industrialização ocorrido a partir de 1970, a entrada da mulher no mercado de trabalho e a criação do Plano Real em 1994. Conclui-se que o processo de estigmatização da obesidade constitui-se de um processo histórico com transformações sociais e culturais que envolvem “[...] a medicina, a ciência, a arte, a religião, as questões de gênero, a moda, a mídia, como também uma série de códigos éticos e morais.” (STENZEL, 2002, p. 30-31). Por fim, há um entendimento que o processo de estigmatização da obesidade se intensificou a partir da segunda metade do século XX.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OBESIDADE: UMA BREVE REFLEXÃO HISTÓRICA DAS MUDANÇAS SOCIAIS E CULTURAIS NO PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.108