10 - ATIVIDADES FÍSICAS COM PACIENTES ONCOLÓGICOS
Palavras-chave:
Treinamento. Câncer. Educação FísicaResumo
O INCA (Instituto Nacional de Câncer) vem alertando o aumento da incidência e a mortalidade por câncer tanto nacionalmente como no mundo, o instituto afirma que é os fatores que estão contribuindo para esse crescimento são: o aumento populacional, envelhecimento, como também pela mudança na distribuição e na prevalência dosfatores de risco de câncer, especialmente aos associados ao desenvolvimento socioeconômico. Portanto, se faz necessário investigar opções de tratamentos que viabilizem prevenção como também uma boa qualidade de vida para os pacientes. Sendo assim, este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica o qual tem como objetivodemonstrar e discutir mais alguns das possíveis vantagens dos programas de reabilitaçãocom pacientes oncológicos que envolvem exercícios a fim de evidenciarmos a importância do profissional de educação física no tratamento. A pesquisa selecionou 36 estudos que variando entre artigos, dissertações, tcc’s, revisões, normalização e catalogação do ministério da saúde para os debates a cerca do tema. Com isso, pudemos ressaltar que há uma crescente evidência da hipótese de que a atividade física/exercício físico tem um benefício considerável para os pacientes oncológicos. No entanto, cabe àspesquisas futuras a investigação dessa relação tanto do treinamento quanto da viabilização em grupo para que haja um melhor esclarecimento de seus mecanismos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).