SUPLEMENTAÇÃO: PREVALÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
Palavras-chave:
Suplementos alimentares, Musculação, Nutrição.Resumo
A busca por uma melhor peformance tem se tornado mais comum entre os praticantes de musculação, que para alcançar melhores resultados fazem a utilização de suplementos alimentares, pouco se sabe dos conhecimentos dos praticantes a respeito de suplementos alimentares. Esse trabalho teve como objetivo avaliar os conhecimentos dos praticantes de musculação de algumas academias. A população foi constituída por praticantes de musculação totalizando uma amostra de 100 praticantes de ambos os gêneros, que responderam a um questionário com 16 perguntas referente ao perfil da pesquisa. Verificou-se que 88% (n=88) dos avaliados receberam algum tipo de informação sobre suplementação contudo de forma errônea pois as principais fontes foram a internet 23% (n= 52), amigos 18% (n= 40) e o professor de academia com 17% (n= 38). Os suplementos mais citados pelos avaliados foram creatina com 15% (n= 71), bcaa 13% (n=61), albumina 11% (n= 51) e o whey protein 10% (n= 45), os dados mostram que os praticantes utilizam os produtos em determinados momentos do período de treino 72% (n= 63) e que o consumo é feito antes 43% (n= 62) e depois 29% (n= 42) do treino. O maior motivo para a utilização é a possível melhora no treinamento 37% (n= 50) e o objetivo principal é a busca pela hipertrofia muscular 23% (n= 43). O profissional que tem habilitação para prescrever e indicar a suplementação é o nutricionista que na pesquisa aparece com 10% (n= 13) das citações de indicação dos produtos, o mais citado é o professor de educação física 30% (n= 37) desta faz necessário uma conscientização dos praticantes e dos profissionais de educação física, o que deve ser feito são fiscalizações de vendas desses produtos, orientação sobre o assunto suplementação frisando a importância do profissional adequado na hora de fazer o uso dos suplementos alimentares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SUPLEMENTAÇÃO: PREVALÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4455