TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS NO TRATAMENTO A SARCOPENIA
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6889Palavras-chave:
Envelhecimento. Treinamento de foça. Sarcopenia. Profissional da Educação Física.Resumo
Através do desenvolvimento natural do corpo, o processo de envelhecimento chega à todos os indivíduos, sejam estes praticantes ou não de atividade física e o processo sarcopênico vem junto, de forma inerente ao envelhecimento. Visando compreender e fomentar o debate acerca do impacto da atividade física, mais precisamente do treinamento de força, na contenção dos avanços da sarcopenia para idosos, é que se deu esta pesquisa. Dito isto, o estudo se concentrou na análise literária e comparativa entre artigos selecionados que contemplassem descritores relacionados ao envelhecimento, sarcopenia e treinamento de força e que considerasse exclusivamente esta prática física na análise responsiva de idosos contra o avanço sarcopênico. Através do comparativo entre artigos e das análises feitas, tornou-se possível afirmar que a prática do treinamento de força para idosos tem inúmeros benefícios, dentre eles, a melhora na musculatura, na densidade óssea, na coordenação motora, assim como qualidade de vida. Entretanto, vale reiterar que, para que se torne possível a implementação desta prática para a população idosa faz-se necessário um conhecimento específico que os profissionais de educação física dispõem.
Palavras-chave: Envelhecimento. Treinamento de foça. Sarcopenia. Profissional da Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).