04 - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Competência. Formação continuada. Identidade docente. Prática docente.Resumo
Paulo Freire é considerado um grande educador, e um pesquisador que muito influenciou o cenário educativo, principalmente sobre seus ensinos da profissão docente, da sua identidade, função e influência neste cenário. Este artigo apresenta: “A Construção da Identidade do Professor: uma reflexão a partir do pensamento de Paulo Freire”. A problemática que se estabelece diante do tema é: que análise é possível fazer partindo do pensamento e das concepções de Paulo Freire sobre a construção da identidade do professor na sociedade contemporânea? Com o intuito de trazer respostas para a problemática desse trabalho, elencamos os seguintes objetivos: O objetivo geral, analisar a partir do pensamento de Paulo Freire, a construção da identidade do professor. Os objetivos Específicos: Apresentar a identidade do professor na concepção de Paulo Freire; Apontar a formação continuada do professor como instrumento de construção contínua de sua identidade profissional; e Fomentar a necessidade das competências e habilidades docente no cenário educacional. Traçamos como trilha metodológica, o uso da pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Lançamos mãos de alguns teóricos que abordam o tema como: Ferreira (2018/2021); Cordeiro e Bonilla (2018); Paulo Freire 2021; e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. É possível afirmar que as mudanças na construção dessa identidade do professor requeram uma educação que seja vivenciada, ressaltando as transformações esperadas que acabam descobrindo os resultados das mudanças proposta na conjuntura formativa dos educadores quanto à sua formação continuada e as relações entre os alunos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).