32 - O CORPO, O ESPORTE E A ESCOLA: O ESTÍMULO AO MOVIMENTAR-SE
Palavras-chave:
Corpo, Educação Fisica, EsporteResumo
O movimento produz significado, prazer, comunicação, experiências; envolve corpo, emoções, gestos e expressões, movimentar-se é viver a cultura corporal do movimento. E, na escola, o movimento deve ser valorizado. Assim, o presente estudo pautou-se em compreender como o conteúdo esporte está sendo ofertado por professores de educação física na rede pública municipal da cidade de Araguaína, e ainda, refletir sobre o quão anda o incentivo ao movimentar-se, aos eventos esportivos e ao esporte na escola. Estudo com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por 32 sujeitos, sendo 14 do sexo masculino e 18 do sexo feminino. A coleta foi realizada por meio de um questionário cuja temáticas atrelavam-se a prática pedagógica voltada a eventos escolares, jogos ou gincanas e fatores intervenientes a eles. A maioria dos professores incluem jogos e esportes em suas eventos escolares, ficando esportes com 78,1%, e jogos com 75 %, na hora de selecionar os alunos para participar desses eventos escolares, 71,9% afirmam não selecionar alunos pois todos podem participar, com relação aos critérios de escolha das modalidades e 46,9% inserem atividades ou modalidades vivenciadas em sala de aula. Ao abordar a frequência de realização desses eventos a maioria 68,8% afirma realizar uma vez a cada semestre, ressaltando que apenas professores do ensino infantil disseram não realizar esses eventos. Com relação aos espaços físicos das escolas destinados a realização de aulas, jogos escolares ou gincanas, 53,1% dizem ser limitados, já para 46,9% diz ter um espaço amplo. Constatou-se que, os conteúdos previstos nos documentos oficiais estão sendo oportunizados, no entanto, parece que o estímulo ao movimentar-se se atrela a obrigatoriedade do cumprimento burocrático em grande parte dos pesquisados, e que a lógica da maioria dos professores em realizar jogos escolares ou gincanas é simplesmente obedecer aos protocolos da escola e cumprimento de regras.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).