DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS NUTRICIONAIS: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS, SALTO CHUTE E ARREMESSO.
Palavras-chave:
Estado Nutricional, Desenvolvimento motor, Escolares,Resumo
A presente investigação propôs analisar o desempenho motor de escolares entre 7 e 10 anos da rede pública do município Araguaína - To em diferentes estágios nutricionais. Para a obtenção dos índices nutricionais, adotou-se os critérios de Warterlow (1976 -1977) empregando como padrão de referencia o NCHS e utilizando - se do programa de avaliação do estado nutricional em pediatria (PED2000). Na avaliação do desempenho motor dos escolares, nos seus aspectos qualitativos, os padrões fundamentais de movimento foram realizados seguindo a matriz de análise dos padrões fundamentais de movimento proposto por Gallahue (1994). Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, calculando-se a média e desvio padrão. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar grupos em dados qualitativos. Participaram da pesquisa 398 escolares, sendo, 47,74 % (n=190) do gênero masculino e 52,26% (n=208) do gênero feminino, 8,48 % da população total. Considerando a característica individual do estado nutricional com relação ao desempenho motor, no presente estudo foi visualizado uma superioridade dos índices de maturação dos escolares do gênero masculino em detrimento dos escolares do gênero feminino em todos os movimentos investigados, e superioridade no desempenho dos movimentos de escolares em situação de adequação nutricional (eutróficos) nos fundamentos salto na horizontal e arremesso, diferentemente ao movimento fundamental chute em que foi visualizado uma superioridade dos índices de maturação de escolares do gênero masculino em situação de risco nutricional e escolares do gênero feminino em situação de distúrbio nutricional.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).