11 - COMPARAÇÃO: GOLS PRÓ NO TIRO DIRETO, COM OU SEM JOGADAS ENSAIADAS
Palavras-chave:
Futsal. Gols. Origem dos gols. Jogadas ensaiadas.Resumo
O futsal é popularmente conhecido como um jogo de confronto permanente entre as duas equipes, dentre as situações comuns do jogo destaca-se as cobranças de falta, escanteios e laterais onde possivelmente ocorre o uso de jogadas ensaiadas. Devido a isso o objetivo deste estudo foi analisar os gols pró de uma equipe através da cobrança do tiro livre direto e comparar com os gols anotados através do uso de jogadas ensaiadas. O presente estudo se caracterizou como pesquisa documental, com abordagem descritiva e quantitativa, e os dados foram obtidos através da comissão técnica da equipe de futsal profissional de Joinville-SC. A amostra foi composta por um total de 109 gols em 35 jogos oficiais, sendo 80 gols (73,39%) de diferentes origens e 29 gols (26,61%) de origem de bola parada dividida em quatro situações selecionadas para análise no estudo presente, sendo que 24 gols foram originados através de jogadas ensaiadas e 5 gols de forma direta ao gol nas cobranças de tiro livre. Concluiu-se que através das jogadas ensaiadas obteve-se o maior índice de gols e que os gols de tiro livre direto (finalização direta ao gol) são de relevância mínima ao total de gols da equipe, mas os gols com origem de jogadas ensaiadas não são superiores a outro tipo de ação técnica resultante em gols durante uma partida.
Palavras Chaves: Futsal. Gols. Origem dos gols. Jogadas ensaiadas.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).