20 - DIFERENTES PEGADAS NO EXERCÍCIO DE TRÍCEPS POLIA ALTA: UM ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO
Palavras-chave:
Variações de pegadas, Tríceps Braquial, Eletromiografia, Treinamento ResistidoResumo
Objetivo: Mensurar a atividade elétrica muscular no tríceps braquial, de acordo com os três tipos de pegadas (neutra, pronada e supinada). Metodologia: Participaram dessa pesquisa 18 sujeitos de ambos os gêneros, com média de idade de 25 anos, praticantes de musculação de São Francisco do Sul/SC. O instrumento de pesquisa utilizado foi a Eletromiografia (EMG System do Brasil LTDA®). Para coleta foram utilizados 2 canais, que eram plugados aos eletrodos inseridos nas porções cabeça lateral e cabeça longa do tríceps braquial. Os dados depois de coletados, foram inseridos e organizados em uma planilha no programa estatístico SPSS® 16.0. Foi utilizada a estatística descritiva com medidas de tendência central (média), e medidas de dispersão (desvio padrão) para caracterização da amostra. O teste de ANOVA (análise multivariada) foi selecionado para o tratamento estatístico e, para tanto, utilizou-se um nível de significância de p valor ?0,05. Resultados: A cabeça lateral e longa do tríceps braquial mostra uma média mais alta na pegada neutra (456,9 e 530,1 respectivamente) e menor na pegada pronada (365,3 e 427,8 respectivamente). Contudo, mostrou que nas pegadas pronada, neutra e supinada a análise da cabeça lateral e cabeça longa do tríceps braquial não mostrou significância (p>0,05). Conclusão: No exercício tríceps na polia alta, não houve diferença significativa na ativação do músculo tríceps braquial entre os três tipos de pegadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2023-03-29
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
20 - DIFERENTES PEGADAS NO EXERCÍCIO DE TRÍCEPS POLIA ALTA: UM ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO. (2023). Fiep Bulletin - Online, 93(1), 192 a 201. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6620