92 - CARACTERÍSTICAS CORPORAIS DOS UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA DA REGIÃO NORTE DE JOINVILLE/SC
Palavras-chave:
Universitários, Medicina, Composição CorporalResumo
Objetivo: Determinar as características corporais antropométricas dos universitários do curso de medicina da região do norte de Joinville/SC, reforçando os conhecimentos em ciências da saúde. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como modelo de campo e investigação exploratória descritiva. Os participantes foram compostos por 142 universitários, com faixa etária de idade entre 17 a 37 anos, de ambos os gêneros (92 mulheres e 50 homens), do curso de medicina de Joinville/SC. Como instrumento de pesquisa optou-se pelo cálculo do IMC e coleta das dobras cutâneas que geraram informações pertinentes ao percentual de gordura (%G). Os dados coletados foram organizados em uma planilha do Excel for Windows e posteriormente transferidos para o programa SPSS®, versão 16.0. Resultado: Foi encontrado 78,87% da amostra com “Peso Normal”, sendo a média geral do IMC de 22,09 kg/m². A amostra (52%) estava dentro da faixa “Acima da Média” (%G). Além disso, encontrou-se diferença significativa de %G e IMC para gênero masculino e feminino. Conclusão: Nesse sentido, é de fundamental importância os universitários estarem sempre informados sobre as características corporais e buscarem estratégias para estarem com %G na média ideal, podendo eles aplicarem em seus pacientes, uma análise confiável, como um mecanismo de baixo e fácil acesso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).