OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
Deficiência intelectual. Atividade Física. Saúde.Resumo
As novas condições de vida têm determinado, de forma predominante, comportamentos sedentário, quanto àpopulação com deficiência intelectual essa situação se torna alarmante uma vez que estudos com o nível de atividade físicadessa população é inferior ao da população em geral. O objetivo do estudo é investigar os benefícios da prática de atividadefísica para crianças com deficiência intelectual inserida no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). A amostra écomposta por 7 (sete) responsáveis das crianças com déficit intelectual. A coleta de dados aconteceu por meio de questionáriosaplicados aos pais ou responsáveis pela criança com Deficiência intelectual durante a ida ao CAPSi. Assim, percebe-se que nosaspectos pessoais, as principais barreiras para a prática de AF estão relacionadas a eles se sentirem incapazes de realizaralgumas atividades físicas, tem timidez e preguiça, também pelo medo de se machucar. Com relação aos aspectos ambientais,houve um predomínio na falta de preparação dos profissionais de educação para atendê-los e ausência de projetos sociaispróximos de casa. Quanto aos aspectos sociais, houve uma significância na importância da prática de atividade física parasaúde da criança. Conclui-se que algumas barreiras e facilitadores estão ligados ao estímulo que as pessoas com déficitintelectual recebem, pois podem despertar o gosto pela atividade física, ainda se faz necessário que os profissionais deEducação Física tenham uma melhor compreensão a cerca da deficiência intelectual e sua atuação junto a esse público.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6067