EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO COM CREATINA E MALTODEXTRINA NO TESTE DE WINGATE EM ATLETAS DE VOLEIBOL
Palavras-chave:
Suplementação com creatina, teste de wingate, pico de potência absoluta, pico de potência relativa.Resumo
A potência de membros inferiores é um dos principais requisitos motores para uma boa performance no voleibol. Sabendo disso, verifica-se a importância da utilização de recursos ergogênicos visando o aumento da potência anaeróbica. Objetivo: Verificar se a suplementação de creatina e maltodextrina, com baixas dosagens (5g e 30g respectivamente) e curta duração (7 dias), possui efeitos positivos sobre a potência anaeróbica. Método: A amostra foi composta por 7 atletas masculinos da equipe de voleibol da Universidade Federal do Paraná. Foram aferidas medidas antropométricas (massa corporal, estatura e % de gordura pela equação de 7 DC de Jackson e Pollock (1978)) e pico de potência absoluta (PPA) e relativa (PPR) no teste de Wingate. Após esse procedimento, foram selecionados 4 sujeitos para o grupo suplementado (GS) e 3 sujeitos para o grupo controle (GC). Os grupos receberam instrução para manter a rotina normal de treinamento e alimentação. Após o último dia de suplementação todos os testes foram repetidos. As variáveis foram analisadas pelos testes de Mann-Whitney (comparação entre os grupos G1 e G2) e Wilcoxon (comparação entre pré e pós suplementação). O nível de significância utilizado foi de p < 0,05. Resultados: Não foram encontradas diferença significativas em nenhuma das variáveis do estudo tanto na comparação entre os grupos quanto na comparação pré e pós suplementação. Conclusão: Pode-se concluir que, nesta amostra, a suplementação de creatina e maltodextrina, com baixas dosagens e curta duração não teve influência sobre a potência absoluta e relativa no teste de Wingate.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO COM CREATINA E MALTODEXTRINA NO TESTE DE WINGATE EM ATLETAS DE VOLEIBOL. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5342