FORMAÇÃO DE EDUCADORAS: DIÁLOGOS, VIVÊNCIAS, CORPO, MOVIMENTO...
Palavras-chave:
Formação, Educação Física, Educação Biocentrica.Resumo
Este artigo indica o percurso da disciplina Corpo e Diálogos: Fundamentos da Educação Física, ocorrido no Curso de Pedagogia de Formação de Professores em Serviço para as séries iniciais da Faculdade de Educação UFPEL - ministrado em Jaguarão-RS. A intenção é situar os caminhos a partir das vivências realizadas, dos das filmagens, entrevistas e de outras “leituras” desenvolvidas durante o processo. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa principalmente pelos procedimentos adotados. André (1995:24) propõe o uso do termo qualitativo no sentido de:...Diferenciar técnicas de coleta ou, até melhor, para designar o tipo de dado obtido...Busca contribuir para a formação de educadoras sensíveis; pois, ao se perceberem num processo de vivências como expressão do próprio movimento, emoção, esperamos que sejam capazes também, de trabalhar com os movimentos, as emoções, as brincadeiras, os brinquedos criando assim, espaços renovados de expressão da vitalidade, da afetividade, da criatividade, da sexualidade e da transcendência.Os conhecimentos foram se constituindo através dos diálogos, das escutas, dos silêncios. Da maneira como propõe Freire (1996) no seu livro Pedagogia da Autonomia. Aprendemos com as expressões das faces, dos olhares, da corporeidade das educadoras para encontrar nos labirintos sinais sensíveis e indicativos de novos caminhos. Ou, melhor, como indica Rolando Toro (2002) nos seus escritos construir uma poética do encontro humano emocionado. “Celebrar a presença do outro, exaltá-lo no encanto essencial do encontro é, talvez, a única possibilidade saudável”.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FORMAÇÃO DE EDUCADORAS: DIÁLOGOS, VIVÊNCIAS, CORPO, MOVIMENTO.. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5293