EDUCADORAS E CRIANÇAS: DIÁLOGOS DAS CORPOREIDADES
Palavras-chave:
Corpo, vivências, educação infantilResumo
Neste artigo, tecemos reflexões sobre o corpo, a corporeidade, de duas educadoras, desde a infância até as suas salas de aula. Usamos uma metodologia qualitativa, observações, entrevistas semi-estruturadas, histórias de vida, fotografias, filmagens, grupos de discussão da própria prática pedagógica, reflexões teóricas.Neste estudo retomamos pontos significativos da pesquisa: O corpo da infância à sala de aula que busca encontrar caminhos para a formação de educadores, educadoras sensíveis e criativas.As educadoras tinham diferentes histórias, caminhos e sonhos. Cabia-lhes a mesma tarefa: educar as crianças para serem pessoas atuantes e criativas, e/ou para se tornarem repetidores de padrões. Essa é uma escolha que cada educador deve fazer. Mas, para que haja consciência de tais possibilidades, é preciso que os educadores, as educadoras conheçam a si mesmos, respeitem a sua corporeidade, reflitam sobre as práticas pedagógicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCADORAS E CRIANÇAS: DIÁLOGOS DAS CORPOREIDADES. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3976