O PÉ NA ESCOLA: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
formação, escola, educação físicaResumo
O objetivo deste estudo é analisar e discutir as dificuldades apresentadas pelos estudantes durante a realização do primeiro estágio da formação, que ocorre na pré-escola e nas séries iniciais do ensino fundamental. A necessidade de realizar tal análise decorre de algumas situações vivenciadas por um grupo de professores, ao longo de um ano de trabalho, com estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Queremos nesta escrita identificar no processo de formação inicial qual visão de trabalho na escola permeia os projetos de exercício docente dos estudantes, bem como, analisar qual a sua percepção da formação e do papel da universidade nesse processo. Este estudo seguiu as orientações das metodologias qualitativas de pesquisa (Triviños, 1992) que para seu desenvolvimento contou com um conjunto de registros em diário de campo realizados por professores da Universidade Federal de Pelotas ao longo de um ano letivo. O estudo indicou argumentos sobre a resistência dos estagiários ao exercício docente como: a universidade está descolada da prática e da realidade; para as dificuldades devem haver soluções e respostas prontas; não há necessidade de planejamento para o trabalho escolar; não é necessário trabalhar coletivamente, pois as soluções para as dificuldades devem ser buscadas individualmente. Além disso, ainda aparecem as questões específicas da educação física, como se fosse um espaço desprovido de aprendizagens, de rotinas e de intencionalidades. Essa visão gera conflito para o acadêmico que está na formação inicial, já que tudo aquilo que ele aprende nos bancos universitários parece ter pouco ou nenhum significado quando põe o "pé na escola".
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).