DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS NA EXECUÇÃO DA TAREFA MOTORA DO SALTO VERTICAL
Palavras-chave:
Salto vertical, biomecânica, crianças.Resumo
O salto vertical constitui-se numa capacidade física fundamental, complexa e de alto impacto cuja exposição a cargas é imprescindível na infância, pois está intimamente relacionado ao crescimento dos ossos longos, que praticada erroneamente quanto a cargas e repetições pode gerar problemas. Assim, realizou-se este estudo objetivando avaliar as características dinâmicas da Força de Reação do Solo (FRS) do salto vertical de crianças de 4 a 12 anos. Especificamente objetivou-se: a) comparar as variáveis dinâmicas e espaço-temporais entre meninos e meninas; b) correlacionar tais variáveis e, c) analisar qualitativamente o formato das curvas de força vertical. Selecionou-se para estudo as variáveis: picos de propulsão, pico de aterrissagem vertical, picos de propulsão e pico de aterrissagem no sentido horizontal, gradiente de propulsão vertical, tempo de vôo, impulsos vertical e de amortecimento. Após a aprovação do Comitê de Ética da UDESC foram selecionados, de forma casual sistemática, 52 escolares da rede pública de ensino Florianópolis/SC, sendo 30 meninas (82,02 anos) e 22 meninos (91,93 anos). Na coleta de dados utilizou-se uma plataforma de força extensométrica AMTI-OR6-5 integrada ao sistema Peak Motus, com freqüência de amostragem de 900Hz. Após identificação e adaptação, as crianças executaram três saltos verticais válidos. No processamento dos dados utilizou-se o sistema Peak Motus e o programa SAD32. Na caracterização dos dados, utilizou-se estatística descritiva; e na comparação entre sexos, o teste “t” de Student; para verificar a relação entre as variáveis, a correlação de Spearman Brown. Todas as análises com p 0,05. Na comparação entre os sexos, constatou-se melhor performance na execução do salto para os meninos. Houve correlações significativas na maioria das variáveis nas três fases do salto, indicando a interdependência entre as variáveis. A alta variabilidade dos dados aponta para a estratégia individual das crianças na execução dessa tarefa motora.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS NA EXECUÇÃO DA TAREFA MOTORA DO SALTO VERTICAL. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5288