EVIDÊNCIAS DE TDAH EM MENINAS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ
Palavras-chave:
TDAH, DSM IV, professores, paisResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH, consiste num padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais freqüente e grave do que aquele tipicamente observado em crianças de nível equivalente de desenvolvimento. Objetivo Investigar evidências de TDAH em crianças do sexo feminino na faixa em escola de ensino fundamental, do município de Macapá. .Material e Método Este estudo foi realizado em 4 escolas municipais, selecionadas aleatoriamente, em um universo de 342 crianças, do sexo feminino,na faixa etária de 7 à 10 anos. Esta pesquisa utilizou os Critérios diagnósticos do DSM IV , aplicados com professores e pais de crianças. Para a análise dos dados utilizou-se distribuição de freqüência para as variáveis qualitativas.Teste do Qui quadrado para comparar as variáveis qualitativas, sendo usado o pacote estatístico BioEstat 5.0, de Ayres (2007) para o tratamento dos dados que foram apresentados na forma de tabelas .Resultados se pode observar a ocorrência de 42 enquadrados nos critérios diagnósticos de TDAH entre as crianças investigadas nas quatro escolas da pesquisa; 71,4% no grupo etário de 9 a 10 anos Ainda se pode constatar que somente para o TDAH do tipo Predominantemente combinado é que se verificou diferença estatística entre os grupos etários, correspondendo a 77,8%., seguido por 68,2% do tipo Predominantemente Desatento. Conclusão As primeiras observações, com maior freqüência foram feitas no ambiente da escola, pelos professores, que percebem as dificuldades na interação social da criança. Os pais, nem sempre, conseguem perceber e aceitar as diferenças comportamentais de suas filhas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).