PERFIL AUDIOLÓGICO EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE SETE A DEZ ANOS DA ESCOLA VISCONDE DE MAUÁ ATENDIDAS NA UNIDADE DE SAÚDE DO SESI-DR/AMAPÁ EM 2009.

Autores

  • Rodrigo Lima Coimbra
  • Sheila Cristina Cunha Maués
  • Fábio Rangel Freitas da Silva
  • Ruy Jornada Krebs
  • Ricardo Figueiredo Pinto

Palavras-chave:

Perda auditiva infantil, Amazônia, Brasil

Resumo

O presente estudo promove um levantamento da casuística de perda auditiva evidenciada num grupo de alunos na faixa etária de sete a dez anos de idade da Escola Barão de Mauá – SESI-DR-AP, realizado em 2009 a partir de um processo de rastreamento promovido pelo Serviço Médico da Clínica de Fonoaudiologia institucional. O trabalho teve como ponto de partida um processo de sensibilização junto aos pais ou responsáveis dos alunos e a tomada de consentimento dos mesmos. Os dados foram extraídos, consolidados e analisados, objetivando quantificar e caracterizar a perda auditiva, além de avaliar a correlação entre a lesão e o uso continuado de fones de ouvido. Foram observadas 369 crianças, evidenciando-se uma elevada ocorrência de casos (86/369) e a efetiva associação entre o uso de fones de ouvido com a casuística em 97,7% dos casos. Identifica-se, portanto, que o problema se apresenta em dimensões significativas e sugere a necessidade da implementação de modelos avançados de rastreamento para minimizar o impacto desse agravo na população, em especial em crianças.

Downloads

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

PERFIL AUDIOLÓGICO EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE SETE A DEZ ANOS DA ESCOLA VISCONDE DE MAUÁ ATENDIDAS NA UNIDADE DE SAÚDE DO SESI-DR/AMAPÁ EM 2009. (2011). Fiep Bulletin - Online, 80(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1685