MULHERES NO FITNESS: MOTIVAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS
Palavras-chave:
Estética Corporal, Mulheres, Motivações.Resumo
O estudo analisou as representações da estética corporal manifestas por mulheres praticantes de atividade física, procurando identificar os significados atribuídos por estas sobre as motivações para a prática de atividade física. A abordagem foi qualitativa, referenciada na Teoria das Representações Sociais. Foram entrevistadas quinze mulheres praticantes de atividade física de uma academia localizada na Zona Sul do Município do Rio de Janeiro. Na verificação das razões que motivam as próprias mulheres a praticar atividade física, a saúde representa o motivo principal, ao contrário das respostas que forneceram acerca das razões que motivam as pessoas, de um modo geral, à prática de atividade física, que priorizaram a estética. A estética representa o terceiro motivo pessoal à prática de atividade física, possibilitando-nos a emergência da hipótese de que a estética é mencionada pelas mulheres do estudo com um certo constrangimento, e de que a sua busca para estar em conformidade com o modelo estético corporal contemporâneo é, portanto, legitimada pelo discurso da saúde.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MULHERES NO FITNESS: MOTIVAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5078