MULHERES NO FUTEBOL AMERICANO DE PRAIA NO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Mulheres, Futebol Americano, AderênciaResumo
Os objetivos do estudo foram identificar e analisar as dificuldades e a aderência das mulheres no Futebol Americano no Rio de Janeiro. A participação da mulher no cenário esportivo era considerada um insulto e poderia render punições. Na contemporaneidade, a mulher circula por espaços públicos variados, inclusive os predominantemente masculinos. No Futebol Americano feminino não é diferente; a mulher vem se inserindo e quebrando paradigmas que justificam papéis sociais em função de diferenças biológicas. Esta pesquisa contribuirá tanto para os estudos em Educação Física, na perspectiva do gênero, problematizando e refletindo sobre as práticas esportivas reconhecidas historicamente como viris e, portanto, associadas ao masculino, quanto para possibilitar visibilidade ao esporte e às mulheres que o praticam. A população foi composta por 10 (dez) atletas mulheres que praticam o Futebol Americano nas praias do Rio de Janeiro. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, optou-se por trabalhar os dados coletados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Concluiu-se que as mulheres praticantes do Futebol Americano possuem dificuldades referentes à falta de incentivo, patrocínio e recusa de parentes e amigos por considerarem o esporte violento. A aderência foi centrada tanto em benefícios obtidos pelas atletas através da prática, especialmente nas questões relativas a sociabilização, saúde, prazer e mudanças de comportamento, quanto nas questões referentes às expectativas de sucesso no esporte.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MULHERES NO FUTEBOL AMERICANO DE PRAIA NO RIO DE JANEIRO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3425