EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Dor Lombar, Incapacidade, Pilates.Resumo
A Lombalgia é um sintoma de etiologia multifatorial, que acomete ambos os sexos e apresenta alta incidência na população economicamente ativa, incapacitando temporária ou definitivamente para execução das atividades diárias e profissionais. Devido às múltiplas etiologias, representa uma condição de difícil prevenção e tratamento, encontrando no método Pilates um recurso de grande valia e que vem demonstrando grande efetividade no tratamento dessas dores. Desta forma, buscou-se identificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as contribuições dos estudos referentes aos Benefícios do Método Pilates em lombálgicos crônicos. A busca foi conduzida nas seguintes bases de dados eletrônicos: PUBMED e Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Foram utilizados os seguintes descritores: Lombalgia, e Pilates. Estes termos encontram-se indexados nos Descritores das Ciências da Saúde (DeCS). Foi realizado um corte histórico incluindo estudos publicados nos últimos cinco anos (2008 à 2013), onde foram encontrados 472 artigos, porém somente 8 obedeceram aos critérios pré-estabelecidos. Foi constatado que na maioria dos estudos houve melhora significativa na diminuição da dor e apenas 3 estudos mostram que a melhora da mesma ocorreu de forma secundária à estabilização lombar, demonstrando a necessidade de mais estudos a cerca da temática. De acordo com esta revisão o Pilates mostrou resultados positivos na estabilidade lombo-pélvica e na diminuição da dor, porém há minoritariamente controvérsias, necessitando de mais investigação aprofundada sobre o tema abordado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4611