ANÁLISE COMPARATIVA DA MOBILIDADE TÓRACO-ABDOMINAL EM RELAÇÃO AO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS
Palavras-chave:
Criança, Gordura abdominal, Limitação da mobilidade.Resumo
Introdução: O índice de massa corporal elevado no compartimento toraco-abdominal promove alterações no sistema respiratório interferindo nos volumes e capacidades e consequentemente na troca gasosa. Objetivo: Analisar comparativamente a mobilidade tóraco-abdominal relacionando ao índice de massa corporal em crianças. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal com abordagem quantitativa e descritiva. A amostra constou de 70 crianças com idade entre 8 e 12 anos de ambos os sexos e com o índice de massa corporal variável. Foi realizada a verificação da altura, peso, expansibilidade destas crianças em seguida classificadas em três grupos em função dos seus índices de massa corporal: eutróficos (57,1%), com sobrepeso (15,7%) e obesos (27,1%). Resultados: Os resultados obtidos apresentaram diferenças entre o grupo dos eutróficos e dos obesos, indicando, nesta perspectiva, que a mobilidade na região axilar e xifoideana são mais elevadas no grupo dos eutróficos, quando comparado ao dos obesos. Conclusão: Portanto conclui-se que o índice de massa corporal está relacionado a alterações na expansibilidade tóraco abdominal de crianças.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE COMPARATIVA DA MOBILIDADE TÓRACO-ABDOMINAL EM RELAÇÃO AO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4610