MÉTODO PILATES NO ALONGAMENTO DA MUSCULATURA RESPIRATÓRIA
Palavras-chave:
Exercício de alongamento muscular, Exercício respiratório, Força muscular.Resumo
Introdução: O método Pilates utiliza de forma intensa a respiração e pode, assim, alterar a força muscular respiratória. Objetivo: Avaliar os benefícios que o método Pilates promove na função respiratória. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo quase experimental com abordagem quantitativa. A amostra consistiu em 46 adultos jovens com idade entre 18 e 30 anos de ambos os sexos. Foi realizada a verificação da altura, peso, força muscular respiratória, volume corrente, volume-minuto e capacidade vital lenta. Foram formados dois grupos: eutróficos e sobrepeso/obesidade. Resultados: Após o alongamento foram observados resultados significativos na Pimáx (p < 0,001) e Pemáx (p < 0,001) de ambos os grupos; no volume corrente (p = 0,02), volume-minuto (p = 0,004) e na capacidade vital (p < 0,001) do grupo eutrófico e apenas na capacidade vital do grupo sobrepeso/obesidade (p < 0,001). Conclusão: O método Pilates pode ser considerado uma ferramenta a mais pelos profissionais da saúde no aspecto terapêutico e deve ser testado em pneumopatas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MÉTODO PILATES NO ALONGAMENTO DA MUSCULATURA RESPIRATÓRIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4539