AVALIAÇÃO BAROPODOMETRICA EM OBESOS
Palavras-chave:
Obesidade, Baropodometria, Alterações.Resumo
Introdução: A obesidade é considerada uma doença integrante do grupo de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, tendo vários fatores influenciadores no comportamento alimentar, como por exemplo, fatores externos, relacionados à familia e suas características, atitudes de pais e amigos, valores sociais e culturais, mídia, alimentos rápidos, conhecimentos de nutrição e manias alimentares; mas também fatores internos como necessidades e características psicológicas, imagem corporal, valores e experiências pessoais, auto-estima, preferências alimentares, saúde e desenvolvimento psicológico. As consequências do desenvolvimento da obesidade são numerosas e dentre eles se encontram principalmente alterações posturais, de joelhos e pés, podendo ocorrer alteração no equilíbrio corporal. Objetivo: Avaliar através da baropodometria as alterações que ocorrem no sistema locomotor de indivíduos com obesidade, analisando as pressões podais nas diferentes regiões da superfície plantar e comparar com indivíduos que não apresentam obesidade. Método: Foram avaliados 20 indivíduos obesos, sendo 15 mulheres e 5 homens, com idade entre 28 e 69 anos e seus controles, com 20 indivíduos pareados por gênero e idade, sendo que os participantes permaneceram sob o baropodômetro, imóveis na postura bípede para a mensuração da carga plantar em antepé e retropé; carga plantar esquerda e direita; pressão média esquerda e direita e superfície de contato. Conclusão: Com este estudo foi possível verificar que pessoas que apresentam obesidade apresentam maior descarga plantar em retropé quando comparado com o grupo controle; descarga de peso do lado esquerdo para ambos os grupos; pressão media de contato maior do que grupo controle; superfície de contato relativamente próxima, não apresentando diferenças da normalidade. Conclusão: foi possível verificar que indivíduos obesos, quando comparados a indivíduos normais, apresentam alterações na descarga plantar em retropé e maior e pressão média de contato, sendo necessário assim maiores estudos para a comprovação das alterações podais relacionadas as mudanças no sistema locomotor destes indivíduos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO BAROPODOMETRICA EM OBESOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4556