INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA NAS DEFORMIDADES RESULTANTES DA HANSENIASE
Palavras-chave:
Fisioterapia, Hanseníase, Incapacidade FísicaResumo
Introdução: A hanseníase, antigamente conhecida como doença ou mal de Hansen, é uma doença infecciosa crônica causada pelo mycobacterium leprae, e manifesta-se através de lesões de pele que se apresentam com diminuição ou ausência de sensibilidade. Além de manifestações cutâneas, a hanseníase possui repercussão importante no nervos periféricos. Clinicamente, a neurite pode ser silenciosa, sem sinais ou sintomas, ou pode ser evidente, aguda, acompanhada de dor intensa, hipersensibilidade, edema, perda de sensibilidade e paralisia dos músculos. Objetivo: Apontar a intervenção da fisioterapia nas neurites e incapacidades geradas pela Hanseniase. Metodologia: Estudo bibliográfico através de busca de sites científicos Bireme, Scielo e Pubmed com os descritores hanseníase, processo saúde-doença e saúde pública. Selecionado artigos que enfocaram o processo saúde-doença e os determinantes sociais da patologia. Resultados: Sendo a hanseníase a principal causa de incapacidade física permanente dentre as doenças infecto-contagiosas devido às neurites, o tratamento precoce é a única forma de prevenção da neuropatia. A monitoração da sensibilidade e da força muscular é necessária para evitar, a partir de medidas profiláticas ou reparadoras do processo, as incapacidades. As atividades de prevenção e tratamento de incapacidades físicas devem integrar o tratamento da hanseníase. Todo profissional de saúde deve estar atento para diagnosticar e tratar precocemente qualquer indício de lesão neural a fim de evitar incapacidades futuras. Conclusão: Não há relato de caso na literatura consultada ao respeito de tratamento fisioterapêutico específico para hanseníase, devendo assim o fisioterapeuta fazer um protocolo de tratamento para melhorar os problemas das seqüelas deixadas pela doença, se estas já existirem, ou ainda, priorizar a prevenção das seqüelas e deformidades mais prevalentes da doença.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA NAS DEFORMIDADES RESULTANTES DA HANSENIASE. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2739