AVALIAÇÃO DO VO2MÁX EM OBESOS MÓRBIDOS PRÉ E PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA
Palavras-chave:
Obesidade, VO2máx, Cirurgia Bariátrica.Resumo
Introdução: A obesidade é hoje um dos principais problemas públicos de saúde, pois o peso elevado, juntamente com o sedentarismo, está diretamente relacionado com condições patológicas que causam altas taxas de morbidade e de mortalidade. Várias intervenções são utilizadas para melhorar a saúde e conseqüentemente a qualidade de vida dos pacientes obesos. O VO2máx é uma variável que deve ser avaliada e monitorada na população obesa, pois é um importante parâmetro de morbidades associadas, sendo que a quantificação da mais alta captação de oxigênio por um indivíduo é decorrente da interação dos sistemas respiratório, cardiovascular e muscular. Objetivo: Avaliar o consumo máximo de oxigênio de indivíduos obesos mórbidos no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica. Métodos: Foram avaliados 16 sujeitos entre 21 e 51 anos, sendo 3do sexo masculino e 13 do sexo feminino. Esses indivíduos já estavam com a data da cirurgia bariátrica marcada, e retornaram a realizar o teste depois de 3 meses da intervenção cirúrgica. Os mesmos assinaram o TCLE e o projeto foi aprovado pelo CEP da instituição. Os indivíduos realizam teste de esforço ergométrico seguindo o protocolo de Balke. Resultados: A analise estatística revelou que as variáveis peso, estágio e VO2máx tanto pré quanto pós-cirurgia bariátrica tiveram resultados estatisticamente significativos. Conclusões: Foi possível identificar que a população obesa apresenta o condicionamento cardiorrespiratório comprometido, revelando valores de consumo máximo de oxigênio baixos quando comparados a população normal, porém após a cirurgia bariátrica os valores de VO2máx aumentaram, o que demonstra uma melhora no condicionamento cardiorrespiratório.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DO VO2MÁX EM OBESOS MÓRBIDOS PRÉ E PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4601