VIVENCIANDO A PROMOÇÃO À SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família, adolescência, escabiose,Resumo
O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência vivida durante o Estágio na Unidade Básica de Saúde da Família de Felipe Camarão, Natal/RN. Trata-se de uma situação singular envolvendo uma adolescente com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O primeiro contato com M. D. S ocorreu através de uma visita domiciliária realizada, solicitada pela agente de saúde da área, em decorrência de uma crise de escabiose pela qual a adolescente está passando. Entretanto, ao chegar ao local, foi perceptível que a situação ia muito além disso. O contato com a adolescente instigou uma investigação mais aprofundada do caso, objetivando aquisição de conhecimento e, se possível, intervenções que proporcionem melhoria na qualidade de vida da usuária. A partir da experiência vivida foi possível perceber que pessoas com deficiência representam uma parcela significativa da população e por isso o profissional de enfermagem deve estar preparado para prestar uma assistência holística a essas pessoas, de preferência envolvendo uma equipe multiprofissional. Para tanto, deve aliar os conhecimentos científico e tecnológico às habilidades de observação, comunicação e intuição.Diante disso, fica evidente a importância da realização desse relato de experiência. Essa atividade foi uma forma de conhecer mais sobre essa parcela especial da população que normalmente não é discutida como sua importância exige.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-12
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VIVENCIANDO A PROMOÇÃO À SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/432