CARTILHA EDUCATIVA NA ORIENTAÇÃO MATERNA AO TESTE DO PEZINHO
Palavras-chave:
Educação em saúde, Enfermagem, Saúde da criançaResumo
O teste do pezinho é uma estratégia empregada para o diagnóstico precoce de erros do metabolismo antes que os sintomas se tornem evidentes, permitindo o tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas a cada doença. Na atualidade, este teste pode diagnosticar pelo sistema privado, aproximadamente 30 doenças metabólicas e pelo público (dependendo do estado), quatro grupos de doenças: hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hemoglobinopatias e a hiperfenilalaninemias. Teve-se como objetivo para este estudo, avaliar a implantação de uma cartilha educativa sobre o teste do pezinho como instrumento de educação em saúde para mães. O local escolhido foi o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado no município de Santa Cruz, no Estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do Brasil. A instituição foi escolhida pelo desenvolvimento dessa prática profissional e por ser um hospital de referência a uma população de baixa renda e baixo nível educacional fazendo-se necessário um investimento na promoção a saúde. A coleta de dados foi realizada com 40 mães no HUAB, nos meses de março a junho de 2008. Destas 40 mães entrevistadas, 20 foram orientadas sobre o que é o teste do pezinho apenas verbalmente e 20 além da orientação verbal receberam a cartilha e tiveram a oportunidade de manuseá-las em seu domicílio. Assim, ficando evidenciado que a maioria das mães que receberam a cartilha apresentou melhor compreensão sobre o que era o teste e qual sua importância. Os resultados comprovaram que a cartilha educativa aprimorou a compreensão das entrevistadas em relação a essa prática podendo-se afirmar com esta pesquisa, que a cartilha elaborada cumpriu seu papel como instrumento de educação em saúde, e, com isso espera-se que a instituição estudada adote a mesma como estratégia pedagógica para educação em saúde na população do município.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).