RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
riscos ocupacionais, unidade de terapia intensiva, enfermagem, publicaçõesResumo
Nas UTI's são fundamentais os recursos que propiciem segurança aos pacientes e trabalhadores sob condições normais e de emergência, portanto estudos que tenham como objetivos o conhecimento dos riscos ocupacionais e o uso dos equipamentos de proteção individual entre os trabalhadores dessas unidades são atuais. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é identificar as características dos estudos científicos sobre riscos ocupacionais em UTI nas bases de dados da BVS/BIREME e das Publicações Médicas (PUBMED), quanto ao ano, país, tipo e disponibilidade de publicação, idioma, tipo de estudo e abordagem, categoria temática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada eletronicamente, em agosto/2009, Para tanto, encontrou-se um total de 22 trabalhos, sendo 18 na LILACS, 2 na BDENF e 2 na PUBMED. Destes, predominaram os estudos publicados em 2004 (18,1%), no Brasil (77,2%), em artigo científico (68,2%), disponível na forma de resumo (72,7%), em português (77,3%), utilizando estudos descritivos (81,8%) e abordagem qualitativa (72,7%). Nas categorias temáticas destacaram-se a equipe de enfermagem (54,5%), aos tipos de riscos (22,7%) e a educação em saúde (13,6%). Diante desse estudo enfocamos a importância da educação permanente dos funcionários quanto as medidas de precaução diante de agentes biológicos, físicos e químicos, reformulação de políticas de prevenção de riscos ocupacionais, avaliação contínua da saúde dos trabalhadores, dos ambientes hospitalares e elaboração de mapa de riscos, fazem parte de uma estratégia de intervenção para redução de riscos ocupacionais em UTI.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).