ESTADO E O ESPORTE: DOIS MOMENTOS, DUAS RELAÇÕES
Palavras-chave:
estado-esporte, políticas públicas, municipalizaçãoResumo
Antes restrito à esfera das práticas e representações sociais sobre seu funcionamento, o fenômeno esportivo na contemporaneidade vem tendo sua área de investigação expandida, tornando-se objeto de estudos que, ao ampliarem sua esfera de observação, o aproximam de outras discussões tais como aquelas relativas as áreas de comunicação, marketing, administração e, fundamentalmente para nosso caso, a área política. Assim, este artigo tem por objetivo analisar, à luz da teoria política contemporânea, a atuação do Estado brasileiro no que diz respeito a elaboração, sistematização, implementação e oferecimento de políticas públicas de esporte e lazer em dois momentos: o primeiro, aquele anterior à promulgação da constituição de 1988, época em que o oferecimento de políticas nesta área era de incumbência prioritariamente do governo federal; e o segundo, pós-Constituição, quando tivemos a municipalização de tais políticas. No primeiro momento, as políticas de Esporte e Lazer tinham um perfil geral, universal, seguindo a orientação das outras políticas de governo. No segundo momento, temos a inclinação das políticas para as particularidades dos grupos sociais. A lógica da municipalização foi justamente para atender a esta prerrogativa que passou a existir na sociedade brasileira. De uma forma geral, os municípios ainda carecem de uma infra-estrutura administrativa e física, capaz de desenvolver satisfatoriamente as principais funções das políticas de esporte e lazer, propiciar a igualdade de oportunidade ao esporte e lazer a todos os munícipes. Quase sempre suas políticas são irregulares, descontinuas e apenas de cunho eleitoreiro, sem uma maior preocupação com aspectos relacionados a atender especificidades e promover a igualdade de direitos, ou ainda, de oportunidades.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTADO E O ESPORTE: DOIS MOMENTOS, DUAS RELAÇÕES. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4236