A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
dança, escola, dança educacionalResumo
O presente artigo tem como objetivo destacar quais os benefícios do oferecimento da dança aos alunos no ambiente escolar, ou seja a importância da dança como elemento curricular. Para tal fim, foi analisada a literatura existente sobre o assunto. A dança colaborará de forma a possibilitar novas maneiras de intervenção na educação das crianças, contribuindo para a problematização da visão antropocêntrica que promove o isolamento e a incomunicabilidade, capazes de deteriorar as formas de sociabilidade. Parte-se assim de uma educação pautada em valores que promovam a compreensão e a autonomia, uma educação preocupada com a vida, com o próprio corpo e com o corpo do outro, configurado possibilidades de novas formas de ser, de viver e de movimentar-se. Por fim, será possível haver intervenções na educação de forma a problematizar concepções segregadoras de corpo, movimento, cultura e do próprio conhecimento. Difundirá uma educação que considere que o corpo é parte do mundo e numa relação ética e estética, que ultrapassa a racionalidade instrumental e as lógicas redutivas dos processos de construção do conhecimento.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).