A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
interdisciplinariedade, Educação Física, transformação socialResumo
O presente artigo trata da interdisciplinaridade como sendo um processo capaz de transformar a Educação Física Escolar. Transformá-la de modo que esta disciplina possa ser tão valorizada quanto as demais disciplinas que integram o currículo escolar, ou seja, este processo é capaz de incentivar a Educação Física Escolar, pois dá a todas as disciplinas a mesma importância dentro do processo educacional. A interdisciplinaridade é um processo que visa a desfragmentação dos saberes, sem negar a idéia de especificidade. Seu objetivo é contextualizar os conteúdos das disciplinas, fazendo com que busquem um mesmo objetivo, de modo que esse processo não seja uma via de mão única, mas que possa ser estabelecido por diversas disciplinas e de diversas formas. O processo interdisciplinar prima por uma educação transformadora, que contribua para a formação de sujeitos críticos, que lutem por seus ideais dentro da sociedade em que vivem. Outro fato proporcionado pela interdisciplinaridade é a colaboração para que o Princípio da Inclusão possa ser colocado em prática. Enfim, a interdisciplinaridade possibilita ao professor de Educação Física a construção de atividades que fujam da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência, possibilitando que todos os alunos participem das aulas ativamente, cada um com a sua própria contribuição.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).