COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONDIÇÃO FÍSICA DE ADOLESCENTES DE NÍVEL SOCIAL E ECONÔMICO DIFERENTES
Palavras-chave:
adolescentes, composição corporal, desenvolvimento biológicoResumo
A análise das mudanças físicas ocorridas durante o processo de crescimento e desenvolvimento, assim como a condição física, é de suma importância para a detecção e prevenção de alterações que impedem o desenvolvimento saudável. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a composição corporal e condição física de 76 escolares do sexo feminino (10 - 15 anos), considerando a maturação biológica e o nível sócio-econômico. A composição corporal foi estimada através de medidas de espessura de dobras cutâneas, perímetros corporais, diâmetros ósseos, estatura e massa corporal total. Tais medidas permitiram estimar os parâmetros: gordura corporal relativa, massa gorda, massa residual, massa óssea e massa muscular. Foram também obtidos o Índice de Massa Corporal e o somatotipo com suas respectivas classificações. Testes motores foram aplicados a fim de estabelecer a comparação entre a condição física: flamingo, tapping test de membro superior, sentar e alcançar, teste de impulsão horizontal, teste de preensão manual, teste abdominal, suspensão na barra, shutle run de velocidade, e shutle run de endurance. A maturação biológica foi estimada por meio da presença ou ausência da menarca, e o nível sócio-econômico se deu através da discriminação do estabelecimento escolar (público ou particular). Para comparação entre os grupos adotou-se o teste t-Studente não pareado (p0,05). Os resultados obtidos no estudo mostraram que o nível sócio-econômico não determinou diferenças marcantes entre as adolescentes estudadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONDIÇÃO FÍSICA DE ADOLESCENTES DE NÍVEL SOCIAL E ECONÔMICO DIFERENTES. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4184