IMAGEM CORPORAL E GORDURA CORPORAL DE ATLETAS DE CORRIDA DE ORIENTAÇÃO
Palavras-chave:
imagem corporal, gordura corporal, corrida de orientaçãoResumo
A manipulação da dieta em função da insatisfação com a imagem corporal (IC) é observada tanto entre jovens não-atletas como entre desportistas. O padrão de beleza associado à magreza é um dos fatores que contribuem para que jovens tentem se ajustar, muitas vezes adotando métodos não saudáveis. Objetivo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a relação entre a insatisfação com a IC e a gordura corporal em atletas de corrida de orientação. Materiais e Métodos: Nove atletas foram avaliadas (21 ±4,9 anos) A composição corporal foi obtida por método antropométrico, International Society for Advancement in Kinanthropometry – ISAK, e a satisfação com a imagem corporal com o Body Shape Questionnaire – BITE. A estatística dos resultados foi feita no Excel 2000, Microsoft. Resultados Discussão: As atletas apresentam padrão de %G satisfatório para idade e gênero. O coeficiente de correlação entre IC e %G de p=0,38, sem significância estatística, indica a ausência de relação entre as variáveis consideradas. Apesar do elevado percentual de atletas se insatisfação com a IC, observa-se à presença de atletas com alterações no BSQ. Conclusões: Os resultados apontam para ausência de relação entre %G e IC, e, para a presença de insatisfação com a IC (33%) em atletas de corrida de orientação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).