A ESPETACULARIZAÇÃO DE UM EVENTO ESCOLAR.
Palavras-chave:
evento escolar, marketing, espetacularizaçãoResumo
Resumo: Em Ponta Grossa/PR, podemos notar uma apropriação de competições esportivas não apenas como veículo de aprendizado e de lazer, mas também de publicidade. Essa pesquisa se dá a partir da percepção de que a maioria das instituições de ensino público e privado desse município tem trabalhado a Educação Física tendo como aspecto norteador os Jogos Estudantis Municipais (JEM). Intentando a compreensão desse fenômeno, o presente estudo tem como objetivo um levantamento histórico do JEM. Esse levantamento implica na obtenção de dados qualitativos, ou seja, uma apropriação dos objetivos incutidos na sua criação, e quantitativos, referenciando a adesão das escolas e dos estudantes a esse evento. Esses dados a que nos referimos vem sendo resgatados dos relatórios das dezoito edições do referido evento e através de entrevistas cedidas por pessoas envolvidas em sua criação. Algumas avaliações preliminares mostram que o JEM foi criado para preencher um espaço gerado pela não mais realização de uma competição chamada OLIJUP. Essa competição era caracterizada por aspectos lúdicos e educativos. O JEM, quando criado, o foi também segundo essas prerrogativas. Numa conclusão preliminar, destaca-se que a possível receita, ou pelo menos um dos ingredientes do sucesso do JEM ocorreu por este se apresentar como um mediador efetivo no processo educativo e por se comprometer com o lúdico. Contudo, o seu posterior e arrebatador crescimento teria resultado da sua espetacularização.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A ESPETACULARIZAÇÃO DE UM EVENTO ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4000