A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL – UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PONTA GROSSA/PR DA SINTOMATOLOGIA DA DOR E DO DISCOMFORT EM OPERÁRIOS ATRAVÉS DO DIAGRAMA DE CORLETT - MANENICA
Palavras-chave:
Sintomatologia, Dor, Construção CivilResumo
O presente trabalho teve por objetivo o levantamento da sintomatologia da dor em operários da construção civil. A amostra é composta por 60 (sessenta) profissionais da construção civil, com idade média de 46 anos e desvio padrão das idades igual a 3,68. O instrumento utilizado para avaliação da sintomatologia da dor foi o Diagrama de Corlett. Nos resultados encontrados, o maior valor encontrado foi para um pedreiro com 72,73% da sintomatologia da dor e o menor valor encontrado foi para um servente com 20,91%, caracterizando uma amplitude percentual de 51,82%. Nos resultados da sintomatologia da dor, a sub-amostra dos pedreiros e dos serventes de pedreiro obteve o mesmo valor de 46,2, sendo o menor valor obtido pelos ofícios. O maior valor obtido foi do sub-grupo dos eletricistas, igual a 53,3, caracterizando o grupo com maior sintomatologia da dor.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).