LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE: UMA FORMA DE INOVAÇÃO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA O ESPORTE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PANORAMA 2000 – 2009
Palavras-chave:
Lei de incentivo ao esporte, inovação tecnológica, políticas públicasResumo
Resumo
O presente artigo traz em seu contexto a análise de como a Lei de Incentivo ao Esporte, instada desde 1999 no Município de Ponta Grossa – PR. Objetivando demonstrar que a mesma pode se tornar um fator inovador na busca de recursos para o esporte, quer seja para o esporte competição, social ou educacional. Neste intuito, buscou-se adaptar as determinações emanadas pelo Triângulo de Sábato, no tocante a relação do serviço público com as empresas e instituições esportivas. Em relação aos determinantes para o esporte efetuou-se uma análise dos ditames legais emanados pela Constituição Brasileira, Lei Pelé culminando com a Lei de Incentivo ao Esporte estabelecida no município de Ponta Grossa – PR. Metodologicamente este artigo centra-se nos moldes de uma pesquisa com cunho quantitativo e exploratório, visto que busca analisar os dados consignados pela Lei de Incentivo ao Esporte referente aos anos de 2000 até 2009. Na conclusão verifica-se o atingimento dos objetivos, através de gráficos que demonstram os números de projetos aprovados e valores liberados, permitindo identificar os papéis dos atores em suas inter-relações utilizadas como catalisadores de mudança social.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).