ÚLCERA VENOSA EM USUÁRIOS ATENDIDOS NAS UNIDADES SAÚDE DA FAMÍLIA DE NATAL/RN: PREVALÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E DE SAÚDE.
Palavras-chave:
Úlceras Venosas, Programa Saúde da Família, Prevalência, CaracterizaçãoResumo
Pesquisa descritiva que objetivou identificar a prevalência de úlceras venosas (UV), as características sociodemográficas e de saúde dos portadores de UV atendidos nas Unidades Saúde da Família (USFs) do município de Natal/RN. A população alvo foi composta por 74 portadores de UV, atendidos pelas equipes do PSF nas 31 USFs. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Protocolo n.55/05). A coleta de dados foi realizada domiciliarmente e nas USFs, por meio de entrevista estruturada. Os dados foram organizados em planilha eletrônica Excel e transportados para o Programa SPSS 14,0, para análises descritiva em tabelas de contingências 2x2 e inferencial (Qui-Quadrado-2, Correlação de Spearmam e p-valor < 0,05). A prevalência de UV na população alvo pesquisada (0,36/1000) foi maior que na população cadastrada no PSF (0,25/1000). Detectamos uma prevalência maior na faixa etária a partir de 60 anos (2,22/1000), sendo 2,98/1000 no sexo feminino e 1,3/1000 no masculino (p-valor= 0,008). As características sociodemográficas e de saúde dos portadores de UV revelaram predominância do sexo feminino (74,5%), idosos a partir de 60 anos (67,6%), ensino fundamental (74,3%), renda familiar até 2 SMs (68,9%), aposentados (90,5%), posição ortostática (23,0%), sono inadequado (59,5%), presença de IVC (100,0%), hipertensão (44,6%) e diabetes (25,7%). Concluímos que a prevalência identificada está em consonância com os estudos nacional e internacional e que os portadores de UV, em sua maioria, são do sexo feminino, idoso, baixo nível socioeconômico e com doenças crônicas associadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ÚLCERA VENOSA EM USUÁRIOS ATENDIDOS NAS UNIDADES SAÚDE DA FAMÍLIA DE NATAL/RN: PREVALÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E DE SAÚDE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3814