ATUALIZAÇAO BIBLIOGRÁFICA SOBRE PROTOCOLOS PARA INSTITUIÇÃO DOS CARROS DE EMERGÊNCIA
Palavras-chave:
Parada Cardiorrespiratória, Emergências, Protocolos de EnfermagemResumo
O Carro de emergência é um espaço onde se deve conter de forma sequenciada todo o material e equipamento necessário para as urgências e emergências. Objetivamos nesse estudo identificar os protocolos para o estabelecimento dos carros de emergência e analisar como o enfermeiro deve atuar na organização e gerenciamento dos carros de emergência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados eletrônicas, utilizando os termos: "parada cardiorrespiratória", "emergências" e "protocolos de enfermagem". Fizeram parte da pesquisa 10 artigos, que foram divididos em duas categorias: Carros de emergência: objetivos e protocolos de organização e a importância do enfermeiro na organização e gerenciamento dos carros de emergência. Os resultados mostraram que para ter uma ressuscitação cardiopulmonar bem sucedida depende, em parte, da disponibilidade e funcionalidade dos materiais, medicamentos e equipamentos de reanimação, os quais devem estar contidos em um carro de emergência. A organização desses carros deve está baseada em conformidade com o único protocolo internacionalmente aceito para este fim, que é o The code cart statement da American Heart Association. No tocante a atuação do enfermeiro na organização e gerenciamento do carro de emergência vimos que esse é de fundamental importância no diagnóstico de problemas associados, bem como, no treinamento da equipe multiprofissional. Assim, concluímos que para garantir um bom atendimento e atenuar as deficiências e diferenças no atendimento prestado a vítimas em situações de emergência é necessária, além do treinamento da equipe multiprofissional, a padronização dos carros de emergência por meio de protocolos baseados em conhecimentos e experiências da medicina baseada em evidências. Este método de trabalho de consenso que enfrenta a atenção ao paciente grave por problemas e prioridades tem demonstrado diminuição na mortalidade, nas complicações, nas falhas e erros médicos nos serviços de urgências.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).