AVALIAÇÃO DA AMPLITUDE ARTICULAR DE BAILARINAS DA CIDADE DE MANAUS
Palavras-chave:
flexibilidade, dança, flexímetro,Resumo
Dada a importância do componente flexibilidade no contexto das diversas modalidades da dança e devido à escassez de estudos científicos que envolvam este aspecto o presente estudo teve como objetivo analisar a flexibilidade de membros inferiores de bailarinas. Participaram desse estudo dez bailarinas, com idade entre 20 e 26 anos (21,56 ± 1,94), todas praticantes de modalidades de dança a pelo menos 4 anos e que não apresentavam patologias de ordem osteomioarticular. Para a avaliação do grau de amplitude da articulação do quadril e do joelho das bailarinas, foi utilizado um flexímetro universal de 360°, em círculo total, da marca Sanny, de fabricação brasileira. Foram aferidos o grau de flexibilidade nos seguintes movimentos: flexão ativa com o joelho flexionado, flexão ativa com o joelho estendido, flexão passiva, extensão, abdução, rotação medial e rotação lateral do quadril, e flexão do joelho. Para cada avaliado foram realizadas três tentativas de cada movimento descrito, calculando-se a média dos valores apresentados para que fosse possível estabelecer valor único para cada movimento. Observou-se nos resultados que, com exceção dos movimentos de rotação interna do quadril e flexão do joelho, todos os outros valores se apresentaram elevados quando comparados aos níveis básicos recomendados para a saúde. Contudo, quando feita a comparação com grupo de estudo submetido a programas de treinamento de flexibilidade, alguns valores, principalmente de flexão ativa de quadril e de joelho, apresentaram valores inferiores. Isto pode denotar que os níveis de flexibilidade apresentados pelos sujeitos da pesquisa poderiam ser melhorados, pois os sujeitos da amostra relataram ter sessões esporádicas de treinamento de flexibilidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-13
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA AMPLITUDE ARTICULAR DE BAILARINAS DA CIDADE DE MANAUS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/381