ALTERAÇÕES CINEMÁTICAS NA MARCHANOS 90 DIAS PÓS-RECONTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)
Palavras-chave:
biomecânica, ligamento cruzado anterior, marchaResumo
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) promove instabilidade articular gerando alterações biomecânicas no padrão marcha. O objetivo deste estudo foi a identificação dos parâmetros angulares e espaço-temporais das articulações do membro inferior durante a marcha em diferentes períodos pós-reconstrução do LCA. Participaram do estudo quatro voluntários do sexo masculino, sendo coletados nos períodos de 30, 60 e 90 dias pós-reconstrução do LCA, as imagens foram adquiridas por uma câmera digital SONY®, sendo processadas no software Peak Performance®. Os resultados mostraram que, na comparação do membro operado (MO) com o membro não operado (MNO) nas variáveis angulares não houve diferenças entre os três períodos analisados, porém nas variáveis temporais entre o período de 60 e 90 dias, no balanço do membro não operado (BMNO) e apoio simples do membro operado (ASMO) foram constatadas diferenças influenciando assim o tempo da passada (TP). Por fim, para as variáveis espaciais não foram encontradas diferenças significativas nos períodos analisados no comprimento da passada (CP), comprimento do passo do membro operado (CPMO) e comprimento do passo do membro não operado (CPMNO). Presume-se que existe uma tendência dos pacientes reduzirem a contração do quadríceps, por adaptações subconscientes durante o andar, a fim de evitar a anteriorização da tíbia em relação ao fêmur, sendo que estas ainda não estão dentro de um padrão considerado normal para a marcha.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ALTERAÇÕES CINEMÁTICAS NA MARCHANOS 90 DIAS PÓS-RECONTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA). (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3311