ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DE SETE ANOS DE IDADE: ESTUDO COMPARATIVO
Palavras-chave:
Habilidades motoras fundamentais, Gênero, Desempenho motor,Resumo
O objetivo desse estudo foi o de diagnosticar alterações psicomotora de crianças de ambos os sexos, com idades de 7 anos matriculados em duas escolas diferentes da rede de Municipal de ensino situadas na cidade de Manaus. Foram avaliadas 62 crianças da escola A, sendo 37 meninas e 25 meninos e 63 da escola B, 34 meninas e 29 meninos. Todas os sujeitos foram avaliados através do TGMD (Teste of Gross Motor Development, ULRICH, 1985) o qual avalia o desempenho motor de habilidades motoras de locomoção e controle de objeto. Os dados foram apresentados através da análise descritiva, média e desvio padrão. Os dados que apresentaram uma distribuição normal foi utilizado o teste T-student para amostras independentes para comparar os gêneros, para os de distribuição não normal o teste de Kruman Wallis, nível de significância p<0,05. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas das duas escolas possuem idade motora inferior a idade cronológica, ou seja, sete anos para todas as habilidades avaliadas; (2) Para as habilidades de locomoção meninas e meninos da escola A não evidenciamos diferença significativa, já os da escola B verificamos diferença, meninos possuem idade motora superior aos das meninas; (3) Para as habilidades de controle de objetos meninas e meninos da escola A evidenciaram resultados semelhantes, sem diferença. Os da escola B evidenciaram diferença, os meninos obtiveram resultados superiores; (4) Quando comparamos as escolas verificamos diferença para o gênero feminino, os resultados das meninas da escola B são inferiores para as habilidades analisadas. Os meninos evidenciaram resultados semelhantes. Dentre os objetivos das aulas de Educação Física está o de proporcionar às crianças o contato com uma grande variedade de experiências de movimentos. Para que isso ocorra é preciso que as aulas sejam bem planejadas e executadas, garantindo assim o desenvolvimento e aprendizagem das habilidades fundamentais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).