A QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DO SEXO DE UMA CIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
Palavras-chave:
Profissionais do sexo, Qualidade de vida, Estilo de vidaResumo
O Grupo de pesquisa Corpo, Movimento e Saúde, através da linha de pesquisa Formação Profissional em Saúde, buscam compreender os grupos minoritários de nossa sociedade e os seus estilos de vida, incluindo a qualidade de vida. Por isso, esta pesquisa visou verificar os componentes do estilo de vida das profissionais do sexo de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi de paradigma quantitativo, com delineamento transversal e amostra consecutiva, tendo como instrumento um questionário semi-estruturado. A análise dos dados foi feita através de estatística simples e os dados para análise seguiram o modelo do Pentáculo do Bem Estar. A idade média foi de 26,4 anos, 35,9% das profissionais do sexo não tinha concluído o ensino fundamental e 28,2% possuía companheiro fixo. 46,2% não pratica atividade física, 23,1% respondeu que sempre se sente estressada, sendo a irritação o sintoma de estresse mais citado (84,2%). 79,5% já realizou o teste de HIV, 84,6% das entrevistadas relatou sempre usar preservativo com seus clientes. 47% enquadra-se fora da faixa considerada normal para IMC. Os resultados indicaram a necessidade de ações educativas, principalmente quanto aos componentes nutricionais, hábitos de atividade física e, sobre medidas preventivas com informações sobre os malefícios do fumo, consumo de bebidas alcoólicas e drogas e na importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DO SEXO DE UMA CIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3801