LEPTINA: HORMÔNIO ANTI-OBESIDADE?
Palavras-chave:
Obesidade, leptina, saúdeResumo
A obesidade tem atingindo grande parte da população independentemente de classes sociais e econômicas. Sua associação com outras doenças fatais tem tornado-a um problema de ordem pública. Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE (2002-2003), são 38,8 milhões de pessoas com 20 anos ou mais de idade que estão acima do peso, o que significa 40,6% da população total do país; sendo, deste grupo, 10,5 milhões de obesos. O presente trabalho objetivou compreender de que maneira a leptina pode interferir na obesidade ou em seu processo formador, a partir da análise das suas possíveis causas e conseqüências. A presente pesquisa caracteriza-se segundo Thomas & Nelson (2007) como sendo revisão de literatura, por embasar-se em conceitos e opiniões de autores acerca da leptina e sua relação com a obesidade. Acredita-se que a leptina tenha influência direta na regulação da ingestão alimentar através de estímulos de retroalimentação negativa que acontece devido à relação entre as reservas de tecido adiposo e o centro de saciedade, no hipotálamo, mediado pela inativação ou redução de como atuam alguns neuropeptídeos responsáveis pela alimentação. Esforços recentes identificaram vários neuropeptídeos que modulam a ingestão alimentar, o apetite e o gasto energético. Um dos mais conhecidos é o neuropeptídeo Y (NPY), polipeptídio pancreático, muito presente nos sistemas nervosos e quando administrado diretamente no cérebro estimula potentemente a ingestão de alimentos e inibe o gasto calórico. Ressalta-se, portanto, que apesar dos dados já existentes sobre a leptina e sua atuação contra um dos maiores vilões à saúde, ainda faz-se necessário estudos cada vez mais específicos nesta área; porém já se sabe que a leptina exerce um papel fundamental no organismo humano possibilitando-nos uma vida mais saudável e, concomitantemente, qualidade de vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
LEPTINA: HORMÔNIO ANTI-OBESIDADE?. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3185