MATURAÇÃO SEXUAL EM CRIANÇAS DE POPULAÇÃO DE COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO, POÇO DAS TRINCHEIRAS, ESTADO DE ALAGOAS.
Palavras-chave:
Desenvolvimento, maturação sexual, crianças quilombolas.Resumo
O desenvolvimento humano constitui-se do estudo científico de como as pessoas mudam, bem como das características que permanecem estáveis ao longo de toda a vida. No processo de crescimento e desenvolvimento humano, a maturação sexual constitui um componente importante de transformações, onde geralmente ocorre dentro de uma sequência mais ou menos constante para cada sexo. De acordo com MALINA (2004), maturação é o termo utilizado para descrever as mudanças biológicas, ocorridas de forma ordenada, objetivando atingir o estado adulto, sem a influência direta de estímulos externos conhecidos, mas que são pelo menos em parte, resultados da interação do organismo e seu meio. As mudanças pubertárias ocorridas devido à maturação sexual são universais e ordenadas, mas, o desenvolvimento sexual, no entanto, apresenta amplas variações individuais em um mesmo grupo populacional. Embora as transformações pubertárias sejam universais, há variações entre os grupos populacionais quanto à idade de sua incidência e a velocidade com que segue essas transformações. A presente pesquisa caracteriza-se segundo THOMAS & NELSON (2007) como descritiva, do tipo estudo de caso, por analisar e fornecer informações acerca da maturação sexual de uma comunidade remanescente de quilombo. A amostra utilizada constituiu-se de 87 sujeitos, de 01 a 14 anos de idade, sendo 36 meninos e 51 meninas. Para a determinação do estágio maturacional dos grupos, foi realizada adaptação dos procedimentos descritos por TANNER (1962): AI = Axilar pré-púbere. AII1 = Axilar púbere 1. AII2 = Axilar púbere 2. AIII = Pós-púbere. Os resultados apontaram que 86,2% dos entrevistados ainda estão na fase pré-púbere. Houve concordância entre o presente estudo e o de TANNER (1962) em relação à idade média na qual cada estágio de desenvolvimento foi alcançado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MATURAÇÃO SEXUAL EM CRIANÇAS DE POPULAÇÃO DE COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO, POÇO DAS TRINCHEIRAS, ESTADO DE ALAGOAS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2521