ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTÉTRICO NO CONTEXTO DE UMA TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA
Palavras-chave:
Paradigma, enfermeiro, obstetríciaResumo
O estudo retrata a relação entre a prática obstétrica e os paradigmas de saúde vigentes. O objetivo é proporcionar entendimento da atuação obstétrica do enfermeiro em relação aos modelos assistenciais de saúde, na perspectiva de uma nova forma de cuidar no processo do nascimento. O percurso metodológico constou de uma revisão integrativa de pesquisa. Observou-se a influência marcante do paradigma flexneriano na prática obstétrica, caracterizando o cuidado ao parto como medicalizado, tecnificado e fragmentado. Da mesma forma, a prática do enfermeiro obstétrico sofre a influência da formação biomédica. Porém, já é constatada, na atualidade, uma assistência obstétrica diferenciada no cuidado ao parto, pautado nos princípios da qualidade e humanização da assistência, fruto de uma transição paradigmática na saúde. O enfermeiro obstétrico tem desenvolvido uma relação de confiança, segurança e empatia com a cliente durante o cuidar no parto. Conclui-se que apesar do cuidado ao parto ainda ser realizado em um momento de crise gerado pela transição paradigmática e por enfermeiros com formação biologista, pode-se, vislumbrar uma assistência obstétrica embasada no diálogo entre os sujeitos, para uma ajuda sem exploração e com resgate da liberdade de cada ator envolvido no processo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTÉTRICO NO CONTEXTO DE UMA TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3129