HUMANIZAR, ACOLHER, BEM-CUIDAR: QUALIDADE NA GESTÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Palavras-chave:
gestão, humanização, qualidadeResumo
O objetivo deste artigo é descrever a organização dos princípios de qualidade assistencial inseridos no programa de gestão hospitalar que focaliza a prática de qualidade na gestão de um hospital de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de dispositivos da Política Nacional de Humanização Hospitalar. O programa em foco objetiva qualificar a assistência e as relações de trabalho, proporcionar racionalidade administrativa, incentivar o trabalho em equipe e ser importante cenário de práticas humanizadoras. Utilizou-se um delineamento de estudo de caso. Foi realizado por meio de análise de documentos e de observações experienciais oriundas dos profissionais que ai desenvolvem atividades. O referencial que embasou a interpretação das analises consistiu dos princípios de humanização contidos na Politica Nacional de Humanização Hospitalar e de integralidade da atenção. Como resultado, o estudo providencia o entendimento das práticas humanizadoras que influem positivamente na qualidade da gestão, por meio de projetos de extensão envolvendo os colaboradores, discentes e docentes da instituição. Conclui-se que a modernização na gestão em saúde envolvendo diversas instâncias de ensino-serviço é uma importante ferramenta na promoção da qualidade assistencial. Acredita-se que essa forma de gestão denota o envolvimento da hospital, como instituição de ensino, na promoção da integralidade e humanização do cuidar, bem como favorece o empoderamento dos usuários na construção da melhoria de serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).