DOENÇAS CARDIOVASCULARES: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DO AUTO CUIDADO.
Palavras-chave:
doenças cardiovasculares, autocuidado, serviços médicos de emergênciaResumo
Trata-se de um estudo exploratório descritivo, quantitativo, cujos objetivos são: Caracterizar a população vítima de acidentes cardiovasculares atendida em um serviço de Pronto Socorro; Identificar fatores de riscos; e, Formar banco de dados sobre doenças cardiovasculares. A população estudada constou de noventa e dois pacientes atendidos no mês de janeiro de 2007, em um hospital público, de grande porte, referência para urgências e trauma, na cidade de Natal/RN. A coleta de dados ocorreu através da realização de entrevistas estruturadas, nos turnos matutino e vespertino, com duração média de dez minutos, orientadas por um instrumento pré-estabelecido. Na população pesquisada, constatou-se a predominância do sexo feminino (60%); faixa etária acima de setenta e cinco anos (35%); casados (45%); não alfabetizados (48%); e, com renda familiar de um a três salários mínimos (83%). Quanto à prática para o autocuidado; 19% ingere gordura rotineiramente; 18% faz uso de sal diariamente; 78% alimenta-se de massas; 45% adoça alimentos com o açúcar; 78% é sedentário; 8% utiliza-se de bebida alcoólicas; 19% é tabagista; 26% referiu dor torácica como principal queixa; 75% procurou assistência hospitalar logo após o aparecimento dos sinais e sintomas; e, 67% dos pesquisados têm conhecimento sobre algum fator de risco associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Conclui-se que a ameaça real ou potencial de uma doença cardiovascular tem impacto significativo na vida das pessoas, o que justifica a necessidade e o estimulo à prática do autocuidado mediante a adoção de medidas educativas dos pacientes e familiares. Nesta perspectiva, ressalta-se importância de uma prática multiprofissional com habilidades cognitivas, técnicas e interpessoais, na conquista do atendimento das necessidades de autocuidado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DOENÇAS CARDIOVASCULARES: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DO AUTO CUIDADO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3107