BANHO DE CHUVEIRO: ESTRATÉGIA EFETIVA NA REDUÇÃO DA DOR DE PARTO
Palavras-chave:
Trabalho de parto, Dor, Saúde da MulherResumo
Trata-se de um ensaio clínico quantitativo do tipo intervenção terapêutica “antes e após” no qual se objetivou avaliar a efetividade do banho de chuveiro como estratégia não farmacológica na redução da dor de parturientes aplicadas na fase ativa do trabalho de parto. O estudo foi desenvolvido na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal, Região Nordeste do Brasil. A população foi composta por parturientes consideradas de baixo risco gestacional quando admitidas para assistência ao parto, sendo pesquisada uma amostra de 100 mulheres. Para avaliar a intensidade da dor utilizou-se a escala analógica visual (EAV). O período de coleta de dados foi desenvolvido em 6 meses, de setembro de 2005 a fevereiro de 2006. Diante da aplicação da estratégia não farmacológica banho de chuveiro, verificou-se diferença significativa (ñ=0,000) quanto à aplicação da estratégia não farmacológica banho de chuveiro nos 8 e 9 cm de dilatação do colo uterino, o que mostra a efetividade dessa estratégia. Observou-se também, alívio no aspecto qualitativo da dor nos dois momentos (8 e 9 cm) quando comparadas no “antes e após” à aplicação da ENF isolada. Conclui-se que o banho de chuveiro é uma técnica efetiva no alívio e conforto da dor de parturientes nos estágios de aceleração e inclinação máxima da fase ativa do trabalho de parto. Os achados deste estudo apontam para a necessidade de outras pesquisas clínicas que focalizem o uso dessas e de outras estratégias não farmacológicas efetivas para o alívio da dor de parto, visando ações humanizadas na assistência à parturiente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BANHO DE CHUVEIRO: ESTRATÉGIA EFETIVA NA REDUÇÃO DA DOR DE PARTO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3089