COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM MULHERES DE DIFERENTES FAIXAS ETARIAS
Palavras-chave:
Cardiorrespiratória, capacidades fisiológicas, envelhecimentoResumo
O processo de envelhecimento vem acompanhado com uma perca progressiva das capacidades fisiológicas do individuo. Juntamente com esta etapa encontrasse a capacidade cardiorrespiratória que sofre alterações de acordo com o envelhecimento, diminuindo assim a quantidade de oxigênio que o individuo consegue captar e transportar aos tecidos do corpo. O objetivo deste estudo foi realizar através de avaliações em mulheres um comparativo entre as diferentes faixas etárias e verificar o que ocorre com a aptidão cardiorrespiratória no processo de envelhecimento. Os sujeitos da pesquisa foram mulheres de faixa etária entre 30 e 69 anos. Foi utilizado os questionários PAR-Q para a prontidão a pratica de atividade física e o questionário IPAQ, que identificou o nível de atividade física praticado pela amostra, onde os sujeitos foram submetidos a avaliação do peso e da estatura calculado o IMC que identificou possível sobrepeso, mensuração do percentual de gordura que são tríceps, abdômen e supra ilíaca, e o teste de Cooper empregado para avaliar a aptidão cardiorrespiratória da amostra, foram realizados os testes estatísticos descritivos e de analise de variância com post hoc de Tukey, com nível de significância estipulado em 0,05. Observou que nas variáveis antropométricas os grupos não diferenciaram incluindo no IMC. Quanto ao percentual de gordura observou-se que o grupo 3 , com maior idade, manifestou valores mais elevados que os demais. Na aptidão cardiorrespiratória o grupo mais jovem (G1) apresentou valores mais altos que os demais grupos, sendo o G3 com pior resultado no teste de Cooper.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM MULHERES DE DIFERENTES FAIXAS ETARIAS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2893